O que você achou da nova cara do Blog Zero Calorias?

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pimentão recheado



Ingredientes:

- 500 g de carne moída magra;
- 1 cebola média ralada;
- 1 lata de extrato de tomate;
- 1/2 xícara (chá) de arroz cru;
- 4 de xícara (chá) de água;
- 4 pimentões;
- 3 colheres (sopa) de parmesão ralado;
- Pimenta-do-reino a gosto;
- Sal a gosto;

Modo de Preparo:

Coloque a carne moída e a cebola em um refratário, tampe e leve ao microondas por 5 a 7 minutos em potência alta, mexendo na metade do tempo. Junte o extrato de tomate, tempere com sal e pimenta, misture bem, junte o arroz e a água; tampe e leve ao microondas por 5 a 7 minutos em potência alta.

Mexa 2 vezes durante o cozimento. Deixe descansar por 5 minutos. Corte a tampa dos pimentões, retire as sementes, lave, coloque-os uma ao lado do outro em uma fôrma refratária e leve ao microondas por 6 minutos em potência alta. Recheie os pimentões com a mistura de arroz, polvilhe com o parmesão e leve ao microondas por mais 10 a 15 minutos em potência alta para terminar o cozimento.

Tempo de preparo: 25 minutos
Porções: 4 unidades
Calorias: 220 Cal por porção

Bolinho de alface

Ingredientes:

- 2 xícaras de arroz cozido;
- 2 xícaras de alface picada;
- 1 ovo;
- 1 colher (chá) de fermento em pó;
- Farinha de trigo (se necessário);
- Pimenta-do-reino;
- Noz-moscada;
- Sal.

Modo de Preparo:

Bata o ovo lentamente e misture os demais ingredientes. Se a massa ficar muito úmida, acrescente um pouco de farinha de trigo. Aqueça o óleo e coloque a massa de bolinhos às colheradas. Deixe dourar lentamente.

Tempo de preparo: 30 minutos
Calorias: 14 Cal em 100g

Nhoque light ao molho de tomate



Ingredientes:

Massa

- 480g de batatas cruas, descascadas;
- 65 g ou ½ xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1 pitada de pimenta do reino;
- 1 pitada de alecrim, picado;
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, para polvilhar manjericão, a gosto.

Molho

- 4 tomates maduros;
- ½ cebola picada;
- 2 colheres (chá) de orégano sal e pimenta do reino a gosto;
- 4 colheres (chá) de azeite.

Modo de Preparo:

Coloque água numa panela grande e leve ao fogo para ferver. Acrescente as batatas e cozinhe por 30 minutos ou até que fiquem macias. Retire as batatas da água e passe por um espremedor. Junte a farinha, a pimenta e o alecrim picado às batatas. Mexa com as mãos até obter uma massa lisa e uniforme. Polvilhe farinha sobre uma superfície lisa. Pegue uma porção da massa e faça um rolinho. Corte o rolinho em pedaços (2 cm), com uma faca afiada. Repita a operação com toda a massa. Coloque os nhoques num prato, só tome cuidado para não colocar um sobre o outro, evitando que grudem. Reserve.

Comece a preparar o molho. Depois que o molho estiver pronto, comece a preparar os nhoques: coloque água numa panela grande e leve ao fogo para ferver. Acrescente os nhoques em pequenas porções e aguarde até que comecem a subir à superfície. Retire com uma escumadeira e coloque-os sobre um prato. Repita a operação com toda a massa. Reaqueça o molho e jogue sobre os nhoques. Polvilhe manjericão e sirva a seguir.

Modo de preparo do molho: Para tirar a pele do tomate, com uma faca corte um X em sua base e coloque-o numa panela com água fervendo por poucos segundos. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água. A partir do X, retire a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente. Quanto às sementes, corte o tomate na metade, horizontalmente, e com o dedo indicador retire-as e o suco que as envolve. Não enxágüe o tomate, a água pode tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Uma maneira prática para cortá-lo em cubinhos: retire as sementes e com a palma da mão aperte o tomate contra a superfície de trabalho até que ganhe uma forma plana. Em seguida é só fatiar nos dois sentidos formando, assim, os cubinhos. Numa panela média, coloque os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com o sal, pimenta do reino e acrescente o azeite. Coloque o molho num liquidificador e bata por 30 segundos em velocidade alta ou até que fique homogêneo. Aqueça o molho no momento de servir.

Calorias: 276 cal por porção

Pêras cozidas light



Ingredientes:

- 3 pêras;
- ½ limão;
- 1 xícara (chá) de vinho branco;
- 4 xícaras (chá) de água;
- 2 canelas, em pau;
- 1 cravo;
- 1 colher (sopa) de adoçante, tipo granular;
- ½ colher (chá) de maisena;
- 1 colher (sopa) de água;
- 2/3 xícara (chá) de iogurte natural, desnatado;
- pau de canela, o quanto baste para decorar.

Modo de Preparo:

Descasque as peras, deixando-as inteiras e com o cabinho. Esfregue a metade do limão, nas peras, para que não escureçam. Com uma faquinha, retire o miolo pelo fundo, sem cortá-las. Numa panela coloque as peras, o vinho, a água, a canela e o cravo. Leve ao fogo até ferver. Quando ferver abaixe o fogo e conte 30 minutos. Retire as peras delicadamente com auxílio de uma colher e coloque-as sobre um prato. Aumente o fogo e deixe a calda ferver por 30 minutos. Dissolva a maisena na água e junte na calda. Misture por 2 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar. Misture o iogurte com 4 colheres (sopa) da calda. Com uma faquinha, corte cada pera em tirinhas formando um leque. Arrume num prato e sirva com o molho de iogurte e um pouco da calda.

Tempo de preparo: 30 minutos
Porções: 3 unidades
Calorias: 64 cal por porção

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Patê de pimentão vermelho light



Ingredientes:

- 500g de pimentão vermelho;
- 500g de tomate;
- 1 colher (sopa) de óleo;
- 1 colher (sopa) de azeite;
- 3 dentes de alho com casca;
- 1 colher (chá) de sal;
- 1 colher (sopa) de suco de limão;
- pimenta do reino a gosto;
- folhas de manjericão a gosto.

Modo de Preparo:

Ligue o forno em temperatura média (180 graus). Lave os pimentões e os tomates sob água corrente. Corte os pimentões ao meio e despreze as sementes. Corte os tomates ao meio. Coloque os tomates e os pimentões numa assadeira e regue com o óleo. Leve a assadeira ao forno e deixe assar por 30 minutos. Acrescente os dentes de alho, com casca, na assadeira e deixe assar por mais 30 minutos. Retire a assadeira do forno e deixe descansar por 10 minutos.Retire a pele dos tomates, pimentões e dos dentes de alho. Despreze as cascas e coloque os legumes num liquidificador. Acrescente todos os ingredientes restantes e bata por 1 minuto ou até obter uma pasta homogênea. Retire a pasta do liquidificador e coloque num recipiente. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 4 horas. Retire da geladeira e sirva a seguir.

Tempo de preparo: 40 minutos
Porções: 18 unidades
Calorias: 27 cal por porção

Sanduíche de peru defumado



Ingredientes:

- ½ iogurte natural desnatado;
- ½ colher de chá de óleo;
- ½ pão de centeio;
- ½ alface;
- 2 fatias de peru defumado;
- Sal, pimenta, alho em pó, suco de limão, ervas aromáticas e molho de tomate a gosto.

Modo de Preparo:

Misture o iogurte com óleo, o alho em pó, o sal, a pimenta, e o suco de limão a gosto. Bata tudo muito bem, até obter um molho homogêneo, e despeje-o sobre a salada de alface. Polvilhe com as ervas aromáticas. Cubra o pão de centeio com o molho de tomate e por cima coloque as fatias de peru defumado.

Tempo de preparo: 15 minutos

Abobrinha Assada



Ingredientes:

- 2 abobrinhas médias;
- 4 colheres (chá) de margarina;
- 60g de pão cortado em cubos;
- 1 dente de alho espremido;
- 1/2 colher (chá) de orégano;
- sal a gosto.

Modo de Preparo:

Numa forma refratária coloque a couve-flor. À parte, misture os demais ingredientes e jogue por cima da couve-flor. Tampe e leve ao microondas em potência alta por 7 a 11 minutos, ou até que a couve esteja macia. Vire na metade do tempo. Deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

Corte as abobrinhas ao meio no comprimento. Coloque em um saco plástico e leve ao forno microondas para cozinhar por 6 minutos na potência máxima, após o cozimento retire do forno. Deixe esfriar, retire a polpa e pique. Reserve as cascas. Em um refratário doure a margarina e o alho por 1 a 2 minutos. Junte a polpa da abobrinha, o pão, o orégano, o sal e a pimenta se quiser. Misture levemente e recheie as cascas. Coloque as abobrinhas em refratário e volte ao forno por mais uns 2 minutos na potência máxima.

Tempo de preparo: 10 minutos
Porções: 4 unidades

Couve-flor com ervas



Ingredientes:

- 1 couve-flor grande;
- 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha;
- 1 colher (sopa) de cebola ralada;
- 1/2 colher (chá) de tomilho;
- 1/4 de colher (chá) de manjericão;
- 1/2 colher (sopa) de cebolinha verde.

Modo de Preparo:

Numa forma refratária coloque a couve-flor. À parte, misture os demais ingredientes e jogue por cima da couve-flor. Tampe e leve ao microondas em potência alta por 7 a 11 minutos, ou até que a couve esteja macia. Vire na metade do tempo. Deixe descansar por 5 minutos antes de servir.

Tempo de preparo: 25 minutos
Porções: 4 unidades
Calorias: 58 cal por porção

Sanduíche de Peito de Peru com Rabanete e Cottage



Ingredientes:

- 1 pão de beirute;
- 4 folhas de alface;
- 2 colheres (sopa) de cenoura ralada;
- 1 colher (sopa) de rabanete ralado;
- 100g de peito de peru defumado fatiado;
- 1 colher (sopa) rasa de maionese light;
- 2 colheres (sopa) de cottage.

Modo de Preparo:

Abra o pão, acomode as folhas de alface. Distribua em camadas o peru, a cenoura, o rabanete, o cottage e cubra com a maionese light.

Tempo de preparo: 10 minutos
Porções: 1 unidades
Calorias: 405 cal por porção

Salada primavera



Ingredientes:

- 1 alface romana;
- 1 xícara (chá) de maçã ácida cortada em cubos, sem a casca;
- 1/2 xícara (chá) de maionese light;
- 1 lata de atum light em lascas;
- 1/2 cebola picada;
- salsinha picada;
- sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 pepino em fatias finas;
- 1 beterraba cozida, cortada em fatias finas.

Modo de Preparo:

Forre uma saladeira com folhas da alface e acrescente os outros ingredientes. Tempere a gosto.

Tempo de preparo: 10 minutos
Porções: 4 unidades
Calorias: 71 cal por porção

Sopa light de batata e ervas



Ingredientes:

- 3 batatas médias;
- 1 maço médio de ervas frescas (salsinha, cebolinha, manjericão e hortelã);
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- 1 cebola média em pedaços pequenos;
- 2 dentes de alho amassados;
- 1 litro de caldo claro de galinha;
- sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

Modo de preparo:

Descasque as batatas, lave-as e rale na parte grossa do ralador aparando numa tigela com água gelada. Reserve. Lave as ervas, seque, separe somente as folhas e pique-as finamente. Reserve. Numa panela com o azeite, refogue a cebola e o alho, mexendo de vez em quando, até a cebola ficar macia. Adicione as batatas escorridas e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais 5 minutos. Junte o caldo de galinha, as ervas, o sal e a pimenta. Reduza o fogo e cozinhe, mexendo de vez em quando, por mais por 10 minutos, ou até as batatas ficarem bem macias. Acerte o sal e retire do fogo.

Tempo de preparo: 30 minutos
Porções: 4 unidades
Calorias: 144 cal por porção

Cenoura



A cenoura é uma grande fonte de vitamina A, de vitaminas do complexo B e sais minerais como o fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio. Sua necessidade diária é suprida em apenas 100 gramas desse legume.

A vitamina A contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas, a vitamina do complexo B ajuda a regular o sistema nervoso e a função de aparelho digestivo e os sais minerais são necessários para o bom equilíbrio do organismo.

Algumas funções da cenoura:

- Ela Crua, limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores;
- É indispensável para gestantes e lactantes, melhorando e aumenta o volume sanguíneo e a produção de leite;
- Funciona como laxante;
- Favorece o bom funcionamento do fígado;
- Ajuda na cura da icterícia;
- Bom remédio para as doenças dos brônquios e pulmões.

Boas dicas para utilização desse legume em alimentos são: em sopas, saladas, suflês e doces.

Na hora de comprar, preste atenção na escolha de cenouras firmes e sem irregularidades e cor uniforme. Dica: Cenouras com manchas verdes dão sabor forte e desagradável ao alimento.

Safra: Julho à Janeiro

Leite condensado light



Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de leite desnatado;
- 1 xícara de chá de água fervente;
- 2 colheres de sopa de margarina light;
- 6 colheres de sopa de adoçante culinário.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por 5 minutos. Coloque em uma vasilha no freezer por aproximadamente 20 minutos.

Tempo de preparo: 10 minutos
Porções: 2 unidades

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Mousse de maracujá light



Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado desnatado;
- 1 lata de creme de leite light;
- 3/4 da lata de leite condensado de suco de maracujá (concentrado);
- Polpa de maracujá p/ enfeitar.

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador por 10 minutos despejar numa travessa e colocar polpa de maracujá por cima levar a geladeira por 2 horas.

Tempo de preparo: 15 minutos

Bolo light de cenoura



Ingredientes:

Massa:

- 3 ovos;
- 1 ½ colher de sopa rasa de adoçante culinário;
- 1 xícara de chá rasa de leite desnatado morno;
- ¾ xícara de chá de óleo;
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa cheia de fermento em pó;
- 1 ½ xícara de chá de cenoura picada.

Cobertura:

- 2 colheres de sopa rasas de achocolatado diet;
- 1 colher de sopa rasa de margarina light;
- 1 xícara de café rasa de leite desnatado.

Modo de preparo:

Massa: Bata no liquidificador, os ovos com o adoçante. Acrescente a cenoura, o óleo, o leite desnatado e o fermento em pó e bata bem. Retire o creme e coloque em um recipiente. Junte a farinha aos poucos. Misture delicadamente obtendo uma massa homogênea. Unte uma forma com margarina light e farinha de trigo e deposite a massa. Leve o bolo para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos.

Cobertura: Em um recipiente junte todos os ingredientes, misture e leve ao fogo para engrossar. Com ajuda de uma colher, espalhe o creme sobre o bolo ainda quente.

Tempo de preparo: 40 minutos
Porções: 10 unidades

Bolo light de banana



Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 1 xícara de adoçante culinário;
- 100g de margarina derretida;
- 3 bananas amassadas ;
- 2 gemas;
- 2 claras em neve;
- 1 colher de sopa de fermento em pó;
- 1 colher de café de sal;
- 3 colheres de sopa de leite desnatado.

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador e por último o fermento a mão para ficar mais fofo. Coloque em forma para bolo inglês e leve para assar em forno médio por 30 minutos aproximadamente.

Tempo de preparo: 15 minutos
Porções: 13 unidades

Melão refrescante Light



Ingredientes:

- 1 pacote de gelatina diet de melão;
- 1 e ½ xícara de melão picado;
- Creme de leite light;
- Adoçante a gosto.

Modo de preparo:

Prepare gelatina Diet Melão de acordo com as intruções da embalagem. Leve para gelar até obter uma consistência de “clara de ovo”. Retire da geladeira e adicione o melão picado com o auxilio de uma colher pequena. Retorne à geladeira. Sirva com creme de leite adoçado a gosto.

Tempo de preparo: 10 minutos
Porções: 6 unidades

Salada de verão



Ingredientes:

- 1 molho de aipo cortado;
- 2 maçãs cortadas em cubinhos;
- 1/2 xícara de chá de passas;
- 2 colheres de sopa de azeite;
- 2 colheres de sopa de suco de limão;
- 1/2 lata de creme de leite light;
- 1/2 xícara de salsa picada.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em uma vasilha e sirva.

Tempo de preparo: 20 minutos
Porções: 4 unidades

Sopa de baixas calorias



Ingredientes:

- 1 berinjela média;
- 1 nabo médio;
- 2 maços de cebolinha verde;
- 2 latas de purê de tomates;
- 1 maço de aipo ou salsão;
- 1 repolho grande;
- 1 pacote de sopa de cebola;
- 1 cebola média picada;
- 3 cenouras médias;
- 2 xícaras de vagem picada;
- 4 litros de água.

Modo de preparo:

Corte os legumes em pedaços pequenos ou médios e cubra com água. Ferva rapidamente por 10 minutos. Abaixe o fogo e mantenha em ponto de fervura por aproximadamente 40 minutos. Se desejar: tempere a gosto com sal, pimenta, curry, salsa, etc.


Todo o material apresentado no ZERO CALORIAS foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.