O que você achou da nova cara do Blog Zero Calorias?

quarta-feira, 24 de março de 2010

Quibe de Peixe

Ingredientes

1/2 kg de filé de pescada branca
350 g de trigo para quibe
2 cebolas pequenas
2 macinhos de coentro verde
Sal
Pimenta-síria
Caldo de 1/2 limão
Óleo

Modo de preparo

Desfie o peixe e misture com o coentro e 1 1/2 cebola bem picadinhos. Lave o trigo, esprema-o bem e junte ao peixe. Amasse tudo e passe na máquina. Tempere com sal e pimenta-síria. Amoleça com um pouco de água e caldo de limão. Pique 1/2 cebola restante e leve-a ao fogo com óleo, apenas para murchar, sem dourar. Arrume essa cebola no fundo de uma assadeira e disponha por cima a massa de peixe, com a espessura de centímetro e meio aproximadamente. Alise bem com as mãos úmidas. Recorte de leve por cima, em quadrados e cubra com bastante óleo. Leve ao forno bem quente durante 1/2 hora. Depois diminua o fogo e deixe até assar.

Risoto de Camarão

Ingredientes

Arroz feito da maneira habitual
Molho de camarões
1 lata de ervilhas
Queijo parmesão ralado
Ovos cozidos

Modo de preparo

Prepare o arroz e deixe-o mais cozido e úmido que de costume. Junte ao arroz uma concha de molho de camarões, um pouco de ervilhas e misture. Despeje numa travessa e cubra com o restante do molho de camarões, misturando com ervilhas. Polvilhe com queijo ralado e enfeite com fatias de ovo cozido.

Robalo ao Forno

Ingredientes

1 robalo de aproximadamente 800g
30g de manteiga ou margarina
1 copo de vinho branco seco
1 cebola
Coentro
Salsa
Cebolinha verde
Sal e pimenta-do-reino

Modo de preparo

Tire as escamas do peixe, corte a cauda e as barbatanas, retire as vísceras, lave e enxugue bem. Unte-o com 10 g de manteiga ou margarina e tempere com sal e pimenta. Unte com manteiga ou margarina em uma forma refratária. Coloque no fundo a cebola cortada em fatias, a salsa e cebolinha picadas, o louro e o coentro. Coloque o peixe e leve-o ao forno brando durante 10 minutos. Depois desse tempo, retire do forno e despeje o vinho. Com a manteiga ou margarina restante unte uma folha de papel-impermeável. Coloque sobre o tampe a forma e torne a levar ao forno brando por 30 minutos. De vez em quando, regue o peixe com o molho que se formar enquanto assa. Retire do forno, coloque o peixe numa travessa e conserve no vapor de uma panela para que não esfrie. Coe o molho que se formou na forma, aqueça e despeje sobre o peixe. Se quiser, sirva acompanhado de verduras cozidas e rodelas de limão.

Robalo na Grelha

Ingredientes

1 robalo de aproximadamente 1 kg
50 g de manteiga ou margarina conhaque
Salsa e cebolinha verde óleo
Limão
Alho
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de preparo

Tire as escamas do peixe, corte a cauda e as barbatanas, retire as vísceras, lave e escorra bem. Tempere com sal, pimenta e limão. Se quiser, junte também um dente de alho socado. Coloque o peixe numa travessa funda e cubra com salsa e cebolinha. Regue com um pouco de óleo e deixe macerando durante duas horas. De vez em quando, vire-o para que tome o gosto por igual. Mais ou menos 10 minutos antes de colocar o peixe na grelha, tire-o do tempero e deixe escorrer bem. Coloque então sobre uma grelha quente. Amime por cima a salsa e a cebolinha em que o robalo ficou macerando e asse-o de ambos os lados, tendo cuidado de pincelar seguidamente com a manteiga ou margarina derretida. Antes de levar à mesa, regue o robalo com um pouco de conhaque e ateie fogo. Sirva logo acompanhado de batatinhas-palha. Também pode polvilhar o peixe erva-doce.

Salmão à Inglesa

Ingredientes

1 salmão sal
1 ramo de cheiro-verde
Batatas
Manteiga

Modo de preparo

Cozinhe o salmão em água temperada de sal, e um ramo de cheiro-verde. Depois de cozido arrume-o num prato guarnecido com batatas cozidas. Regue tudo com uma porção de manteiga derretida.

Pirão Escaldado

Ingredientes

Sobras de peixe cozido
Caldo de peixe
Farinha de mandioca
Pimenta dedo-de-moça

Modo de preparo

Coloque farinha de mandioca e pedaços esmagados de carne de peixe num prato fundo. Regue com o caldo fervendo por cima, acrescente pimenta e bom apetite. O pirão escaldado é prato básico na culinária da região de Camboriú.


Todo o material apresentado no ZERO CALORIAS foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.