O que você achou da nova cara do Blog Zero Calorias?

domingo, 4 de abril de 2010

Talharim ao Molho Branco com Vegetais e Frango



Ingredientes

Talharim

- 1 pacote de Talharim nº 3
- azeite
- sal a gosto

Recheio

- 150 a 200 g de peito de frango grelhado e picado
- 200 g de peito de peru defumado picado
- 100 a 200 g de cogumelo
- 1 brócolis ou couve-flor cozido ao dente
- 1 pimentão verde
- 2 cenouras picadas cozidas ao dente
- 1 1/2 cebola
- 2 tomates
- ½ xícara de água
- alho poró a gosto
- cheiro verde
- sal a gosto
- azeite a gosto
- alho a gosto

Molho branco

- 1/2 cebola
- 500 ml de leite- 2 colheres (sopa) de maizena
- 3 caixas de creme de leite
- 2 a 4 colheres (sopa) de queijo ralado parmesão
- sal a gosto

Finalização

- 250 a 300 g de queijo mussarela, prato ou queijo branco minas
- folhas de salsinha
- queijo ralado parmesão a gosto
- passas e molho shoyo a gosto

Modo de preparar

Vamos iniciar o preparo do talharim após organizar todos os ingredientes. Pique o frango, peito de peru defumado, o cogumelo em dois se for pequeno, o pimentão, a cenoura cozida, cebolas em rodelas (não esqueça de separar meia cebola picadinha para o molho branco), os tomates, o alho poró, o cheiro verde, o queijo branco ou o queijo mussarela ou prato.

Recheio: Em uma panela doure o alho amassado com o azeite e depois acrescente a cebola para dourar. Junte o tomate, o cheiro verde e o alho poró, quando estiverem cozidos, adicione ½ xícara de água. Em uma segunda panela, com um fio de azeite, vamos dourar a cebola, e acrescentar o peito de frango grelhado, o peito de peru defumado, os cogumelos, os cabinhos de brócolis ou couve-flor cozidos ao dente, o pimentão e a cenoura cozida. Deixe os sabores apurarem e acrescente o molho da primeira panela ao recheio. Mecha com cuidado para não desmanchar os brócolis ou a couve-flor.

Vamos agora preparar ao mesmo tempo o talharim e o molho branco. No início do preparo do recheio, deixe uma panela grande com água no fogo para ferver.

Molho branco: Em uma panela adicione o azeite e doure a cebola. Acrescente o leite misturado com a maisena e mexa até ficar com consistência e aparecendo o fundo da panela. Acrescente o queijo ralado parmesão. Desligue o fogo e adicione uma caixa por vez do creme de leite. Sempre mexendo para o creme ficar homogêneo.

Massa: Na panela com a água em ebulição, acrescente um fio de azeite e sal a gosto. Coloque o talharim e deixe por 8 a 9 minutos no fogo. Lembre que amassa não deve cozinha demais, pois ainda vamos levá-la ao forno para gratinar.

Assim que o talharim estiver pronto, escorra, jogue um pouco de água gelada para interromper o cozimento da massa e misture com o recheio.

Montagem: Em um refratário ou forma grande e funda, vamos fazer uma camada de talharim, uma camada de queijo branco, queijo mussarela ou prato e uma camada de talharim com queijo ralado por cima para gratinar. Leve ao forno por 20 a 30 minutos para gratinar. Cuidado para não ressecar ou queimar. O tempo é determinado pela potencia do seu fogão ou forno elétrico.

Finalização: No prato, o macarrão pode ser decorado com salsinha, passas e molho shoyo se preferir.

O molho shoyo não iría entrar na minha receita, porém, para decorar só tinha encontrado de diferente o molho shoyo na geladeira. Foi uma combinação de última hora que ficou muito boa. Quem não gosta, não precisa botar.

Bon appétit!

2 comentários:

Ana Amélia disse...

Amei a receita...rs
e a foto tbm
abraço

Rodrigo Vieira disse...

Ana Amélia,

Muito obrigado!!!!! Fico feliz!!!!!

Abraços



Todo o material apresentado no ZERO CALORIAS foi enviado por nossos visitantes e colaboradores. Se você é proprietário de alguma imagem, texto ou marca apresentado neste site e deseja retirá-lo, por favor, entre em contato e nos informe qual o material a ser removido.